Sair da Ilha | A Minha Experiência

16:07 Neuza Carvalho 2 Comments

Hoje trago-vos um post diferente do habitual, nada relacionado com beleza ou moda, mas um post que já tenho vontade de fazer há algum tempo.
Vou falar-vos um pouco da minha experiencia na Universidade, como foi sair da ilha, como foi a adaptação e tudo o resto, então vai ser um post mais “pessoal”. Espero que gostem :)

A minha “história” começa em setembro quando recebi o resultado das colocações. Eu mesmo sem saber se ficava no Porto marquei a minha passagem, mas ainda bem, porque no dia 11 de setembro recebi a resposta de que tinha entrado na minha primeira opção! Então lá ia eu, no dia a seguir, para o Porto, tirar Comunicação Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.


Chegar ao Porto foi um sonho tornado realidade, já sonhava com isso desde os meus 16 anos. Claro que foi muito difícil deixar a família, os amigos e tudo o resto para trás, eu estava a sair completamente da minha zona de conforto, mas era o que tinha de ser feito.


Saí da ilha achando que agora é que era! Ia ser completamente independente e ia fazer tudo o que me desse na telha, que ia a todas as festas, etc. Enganei-me redondamente. É verdade que eu agora tinha toda a liberdade que quisesse, mas também fiquei com todas as responsabilidades afinal estava “por minha conta” e a consciência pesava.

Adaptei-me com alguma facilidade, mas também devo isso à minha irmã e às minhas sobrinhas que já vivem no Porto há dez anos. Elas foram e são um grande apoio para mim, sou uma sortuda por ter familiares lá comigo.


Na faculdade conheci gente que vou levar comigo para a vida. Umas conheci porque estão no mesmo curso que eu e posso dizer que elas são um grande suporte quando eu mais preciso, que nunca me deixavam ir abaixo, mas que, quando eu vou, estão lá para mim. A faculdade não me podia ter dado um melhor grupo de amigas do que aquele que me deu. #teamsolero

   
Outras conheci na praxe. Sim, na praxe. Aquele bicho de sete cabeças que muita gente tem medo por tratar mal os pobres caloiros. Não é. A praxe foi e é uma das experiências mais incríveis que já tive. A praxe do ISCAP é conhecida por ser diferente, por respeitar as outras faculdades, por nos incentivar ao estudo, ao respeito ao outro e a interajuda. Eu faço parte de um grupo que sei que vai estar lá para mim quando eu mais precisar da mesma maneira que eu estou lá para eles.


Tive momentos em que fui abaixo e que pensei deixar tudo para trás, por ser mais exigente, por ficar demasiado stressada e sem tempo ou mesmo por ter saudades de casa, mas que universitário é que nunca pensou nisso, não é verdade? O que me faz continuar é lembrar-me que estou ali por um motivo mais forte que isso tudo. Estou a lutar pelo meu futuro. Ainda tenho tanto caminho pela frente, mas tenho a certeza que esses serão os melhores anos da minha vida.

E aqui está o post de hoje! Espero que tenham gostado de ouvir a minha experiência. E vocês já estão na Universidade? Contem-me tudo! Beijinhos! 

2 comentários:

  1. Que bom que a tua experiência e adaptação estão a ser excelentes!!! :D
    Gostei imenso do teu blog e segui para acompanhar tudo. Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar